• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Confiança no meio empresarial baiano registra melhora em março

Não publicado

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) registrou avanço no mês de março de 2016, melhorando o índice pelo terceiro mês consecutivo. O ICEB marcou -123 pontos em março, indicando melhora de 59 pontos em relação ao de fevereiro (-182 pontos), apresentando um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. O ICEB avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando sete meses seguidos nessa região. A melhora do nível de confiança, captada na passagem de fevereiro a março, evidenciou a recuperação nos indicadores de dois dos quatro grupamentos de atividades: Indústria (de -114 para -29 pontos) e Serviços (de -211 para -133 pontos). Os setores de Agropecuária (de -123 a -127 pontos) e Comércio (de -201 para -220 pontos), portanto, foram aqueles que ampliaram o pessimismo.

A Agropecuária, após dois avanços seguidos, exibiu um leve recuo em seu indicador de confiança. Com o maior recuo do pessimismo entre os setores, a Indústria permaneceu no posto de atividade menos pessimista. O setor de Serviços, por sua vez, após avanço da confiança, deixou o posto de atividade mais pessimista. E o setor de Comércio, diante do maior retrocesso na confiança entre as atividades, voltou a exibir o maior nível de pessimismo entre os segmentos.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Exportação, Inflação e Juros apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de março pode ser acessado diretamente do site da SEI.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates