• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan) ,apresentou, em dezembro, um quadro de maior pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O indicador voltou a recuar após oito avanços seguidos da confiança – regredindo, assim, ao nível de setembro último. O ICEB marcou -242 pontos em dezembro, piora de 77 pontos em relação ao de novembro (-165 pontos). Apesar do retrocesso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando quatro meses seguidos nessa região.

A queda do nível de confiança, captada na passagem de novembro a dezembro, decorreu do recuo nos indicadores dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -163 para -171 pontos), Indústria (de -112 para -201 pontos), Serviços (de -188 para -285) e Comércio (de -150 para -164).

A Agropecuária foi o setor com o menor encolhimento da confiança em dezembro. Na Indústria, as expectativas retraíram após oito meses de recuperação. O setor de Serviços, segmento com a maior queda na confiança neste mês, permaneu como atividade mais pessimista. E o setor de Comércio, em dezembro, passou a exibir o menor nível de pessimismo entre os segmentos.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Exportação apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

 

O boletim completo com as análises referentes ao mês de dezembro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Free Joomla! templates by Engine Templates