• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Igaporá tem a maior expansão na estrutura econômica em 2014

Não publicado

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), publica nesta quinta (15) o Índice da Dinâmica Econômica dos Municípios (IDEM) 2014 e retifica a série anteriormente publicada. O objetivo do índice é mensurar, através de um conjunto de dados econômicos, o comportamento e a dinâmica da atividade econômica nos municípios baianos. A partir da combinação de um conjunto de estatísticas relativas às atividades econômicas desenvolvidas no âmbito dos municípios, tem-se a geração de indicadores, os quais revelam o comportamento dessas atividades num determinado período de tempo.

Em 2014, Igaporã foi o município que registrou o melhor desempenho. Ele se destaca devido a nova geradora eólica que entra em funcionamento no município naquele ano;nesse mesmo ano tem-se também a entrada em funcionamento de uma fábrica de motores e turbinas (SIEMENS LTDA). O município de Wagner também teve um grande destaque no ano de 2014, na cultura do tomate, onde suas áreas plantadas cresceram de forma relevante, em função da recuperação de perdas do ano de 2013, decorrentes de problemas climáticos. Ruy Barbosa, município situado na chapada Diamantina, se destaca pela expansão na produção de calçados de couro. O município de Casa Nova teve um crescimento significativo nas áreas plantadas das culturas de cebola, manga e uva. Já o destaque de Campo Alegre de Lourdes é decorrente da recuperação da produtividade da mandioca.

O município de São Francisco do Conde, que tem no refino de petróleo sua principal atividade, apresenta destaque no comercio de combustível e demais derivados do petróleo. O município de Santa Teresinha mostra uma recuperação tanto da área plantada quanto da produção de mandioca, fumo, banana e feijão, além do crescimento do efetivo bovino. Os municípios de Aurelino Leal e Pé de Serra se destacaram em 2014 por conta da Administração Pública, onde se verificou incremento no valor salarial pago ao funcionalismo público municipal.

O município de Jaborandi vem se destacando na produção de alimentos e bebidas, mais especificamente no segmento de laticínios. Além disso, novos empreendimentos neste segmento estão sendo aguardos para entrarem e operação. Nesse município também crescem as áreas plantadas de algodão e milho e a produção de lenha.

Almadina, localizado no Sul da Bahia (microrregião cacaueira do sul da Bahia), destaca-se em 2014, no setor agropecuário com a produção de banana, a qual apresentou significativo avanço nos últimos anos, principalmente no que se refere aos rendimentos nas lavouras e à qualidade da sua produção, com as novas tecnologias de produção e de comercialização do produto.

O município de Sento Sé, localizado ao Norte da Bahia mostra destaque nas culturas da cebola, feijão e manga. No município de Caetité, o crescimento na extração de urânio e ferro e, sobretudo, a expansão da geração eólica a partir de 2014, contribuíram para destacar o município entre os de maior crescimento no indicador.

Em Livramento de Nossa Senhora, o destaque foi a expansão observada na administração pública em função da execução de obras públicas. Já Barra do Choça se destacou no indicador devido ao crescimento na produtividade de café e banana.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates