• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em novembro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O indicador apontou o oitavo avanço seguido da confiança. O ICEB marcou -165 pontos no referido mês, melhora de 24 pontos em relação ao de outubro (-189 pontos). Trata-se do menor nível de pessimismo desde abril de 2014. Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou a frequentar a zona de Pessimismo Moderado – completando três meses seguidos nessa região.

A elevação do nível de confiança, captada na passagem de outubro a novembro, decorreu do avanço nos indicadores de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -198 para -163 pontos), Indústria (de -220 para -112 pontos) e Comércio (de -278 para -150). O setor de Serviços, cujo indicador passou de -157 para -188 pontos, portanto, foi o único que apresentou aumento do pessimismo.

No setor de Agropecuária, a melhora da confiança em novembro ocorre após recuo em outubro. Na Indústria, as expectativas melhoraram pelo oitavo mês consecutivo, alcançando o menor patamar de pessimismo desde abril de 2014 e se tornando o segmento menos pessimista no mês. Diante da única queda na confiança entre os setores, Serviços saiu da condição de atividade menos pessimista para a mais pessimista em novembro. O setor de Comércio apresentou o maior salto na confiança entre os segmentos e, assim, deixou de exibir o maior nível de pessimismo entre os segmentos.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, Inflação, Juros e Vendas apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo, com as análises referentes ao mês de novembro, pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

 

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates