Quinta edição do Fórum Baiano de Economia Aplicada é sucesso de público

A edição de 2016 do Fórum Baiano de Economia Aplicada reuniu cerca de 120 pessoas entre estudantes, empresários e pesquisadores. O evento movimentou a sede da FIEB, em Salvador, promovendo um debate sobre economia regional e políticas públicas, para uma melhor compreensão no entorno de políticas públicas voltadas para as necessidades e oportunidades na economia regional, seja a região Nordeste, o estado da Bahia ou o Semiárido.

Vitor Lopes, presidente do Corecon – BA, uma das instituições patrocinadoras do evento, explica que o Fórum é uma iniciativa de grande importância, na medida que busca aliar o aspecto acadêmico com a aplicação prática. “Isso fica evidente nas abordagens por meio da exposição de modelos econométricos, reflexões de políticas públicas aplicadas, financiamento para região do semiárido, entre outros temas relevantes ao desenvolvimento. Ao buscar fazer essa vinculação dos trabalhos acadêmicos com exercícios estatísticos e realidade concreta, o evento tem tudo para se consolidar, assim como o Encontro de Economia Baiana”, elogia Lopes.

Gervásio Santos, coordenador do Grupo de Pesquisas em Economia Aplicada (UFBA) e um dos organizadores do Fórum, explicou que o Fórum Baiano de Economia Aplicada se constitui não somente um instrumento de difusão de conhecimento na área de economia, mas também contribui para que o conhecimento científico gerado da academia tenha aderência com o mundo real e com as necessidades da economia local. “Isso valoriza o papel da universidade e de seus pesquisadores para a sociedade, na área de economia, em particular”, completa.  O economista acrescenta ainda que a quinta edição do evento promoveu uma interação com grandes pesquisadores de variados centros de pesquisa no Brasil, facilitando a difusão de metodologias, técnicas e bancos de dados.

O diretor de Indicadores e Estatística da SEI, Gustavo Pessoti, acredita que o Fórum é uma forma de a SEI e a UFBA contribuírem com as discussões acerca da economia baiana e nacional. “O Fórum já é um evento legitimado pela sociedade. Ele se consolida não só como um encontro de pesquisadores, mas como um espaço para a economia aplicada, com bases de dados atualizadas para evidenciar a importância dos modelos estatísticos aplicados à economia e como esses modelos podem ser orientados para a tomada de decisões”, explica Pessoti.

O Fórum foi promovido pela SEI e pela Faculdade de Economia da UFBA. Em 2016, o evento contou com palestras de André Portela, mestre em Economia pela USP e professor da Escola de Economia de São Paulo FGV-EESP, Daniel da Mata (IPEA) e apresentações de pesquisas em torno de temas como avaliação de Políticas em Economia e desenvolvimento do Nordeste. Além dos debates, o Fórum também ofereceu dois minicursos, de introdução ao Software R e introdução à avaliação de políticas públicas.