• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Confiança do empresariado baiano avança em agosto

Não publicado

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan),  apresentou, em agosto, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O indicador apontou o quinto avanço seguido da confiança. O ICEB marcou -270 pontos no referido mês, melhora de 63 pontos em relação ao de julho (-333 pontos). A melhora de agora sucede um avanço de 62 pontos em junho e um de 13 pontos em julho. Com a confiança ainda em patamares consideravelmente baixos, não há clareza quanto a um resgate do otimismo no curto prazo.

Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo. A melhora do nível de confiança, captada na passagem de julho a agosto, foi disseminada por todos os quatro grupamentos de atividades (Agropecuária, de -233 a -214 pontos; Indústria, de -341 a -289; Serviços, de -335 a -269; e Comércio, de -363 a -285).

O setor de Agropecuária completou quatro meses seguidos de recuperação, mantendo-se como atividade menos pessimista. Na Indústria, as expectativas melhoraram pelo quinto mês consecutivo. A atividade fabril, no entanto, apontou o menor nível de confiança entre os segmentos no mês. O nível de confiança do setor de Serviços voltou a avançar, atingindo o menor nível de pessimismo desde janeiro de 2015. O nível de confiança do Comércio apresentou o quinto avanço seguido, permitindo que, após cinco meses, o setor deixasse de exibir o maior nível de pessimismo entre as atividades.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram as variáveis com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, Exportação, Juros e Inflação apresentaram os indicadores de confiança menos deteriorados.

 

O boletim completo com as análises referentes ao mês de agosto pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates