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IPC de Salvador variou positivamente 0,19% em julho de 2016

Não publicado

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Salvador apresentou, em julho, aumento de 0,19%, variação inferior à apurada no mês anterior (0,63%). Em julho de 2015, o IPC havia registrado variação de 1,81%, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).No acumulado dos últimos 12 meses (ago. 2015-jul. 2016), a taxa situou-se em 9,52%, resultado inferior ao acumulado nos 12 meses imediatamente anteriores (jul. 2015-jun. 2016), que foi 11,29%.

Em julho 2016, os produtos/serviços que tiveram maiores contribuições positivas na formação da taxa, com suas respectivas variações de preços, foram:Gasolina (7,36%), Automóvel novo (4,51%), Calça comprida feminina (14,22%), Perfume (5,66%), Camisa masculina (7,95%), Camisa infantil (32,42%),Refrigerador (13,69%), Etanol (5,76%), Cabeleleiro (4,53%), Pintura automotiva (9,94%). Em contrapartida, os produtos cujos preços exerceram maiores pressões negativas foram: Cruzeiro marítimo (50,48%), Pacote Turístico (19,89%), Televisor (36,00%), Tênis de adulto (18,73%), Serviço de reparo automotivo (3,17%), Passagem aérea (15,75%), Calça comprida masculina (6,20%), Cebola (29,30%), Saia feminina (18,56%), Calça comprida infantil(29,98%).

Ressalte-se que, no mês de julho, dos 375 produtos/serviços pesquisados pela SEI, 124 registraram baixa nos preços, 79 não tiveram alterações e 172 apresentaram acréscimo.

Levando-se em conta apenas os reajustes individuais, os produtos cujos preços mais variaram positivamente em julho do ano corrente foram: limão (40,34%), camisa infantil (32,42%), talheres (28,58%), laranja pera (20,04%), tangerina (19,67%), ferro elétrico (18,94%), calça comprida feminina (14,22%), móvel para copa/cozinha (13,87%), refrigerador (13,69%) e meia masculina (11,96%).

Vale salientar que, em julho 2016, dos sete grandes grupos que compõem o IPC/SEI, quatro registraram aumentos, enquanto três variaram negativamente.

Nestes grupos são destacados os principais produtos/serviços que apresentaram aumento ou queda nos preços. Apresentam aumento os grupos: Transporte e comunicação (2,03%), Saúde e Cuidados pessoais (1,02%), Alimentos e bebidas (0,59%) e Habitação e encargos (0,03%).  Em contrapartida, houve variação negativa nos grupos: Artigos de residência (1,18%), Vestuário (1,70%) e Despesas pessoais (2,07%).

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