• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

SEI participa de encontro sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis

Não publicado

A convite do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), servidores da SEI participaram nos dias 26 e 27 de julho, da Oficina para Construção de uma Proposta de Cooperação Técnica entre o Pnud e o estado de Bahia. Com o objetivo mapear as possibilidades de institucionalização da Agenda 2030 no estado, a oficina enfatizou a estratégia de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com participação social como um elemento crucial para o alcance e perenização dos objetivos e metas definidos pelo Programa. Estiveram presentes no encontro a senhora Maria do Carmo Rebouças (Pnud-Brasília) e representantes de diversas secretarias do estado, como a de Meio Ambiente, Planejamento, Políticas para Mulheres, Promoção da Igualdade, Relações Institucionais e Casa Civil.

De acordo com o Diretor de Planejamento Territorial da Secretaria de Planejamento, Thiago Xavier, a participação do governo do estado nesta atividade insere a Bahia na mobilização e pactuação internacional para alcançar os ODS. “O PNUD está reconhecendo Política Territorial do estado como um fator diferenciado da Bahia neste novo desafio”, complementa.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados em setembro de 2015, no âmbito da Assembleia das Nações Unidas, devem orientar as decisões do setor privado e pautar a atuação da sociedade civil. Os objetivos abrangem 17 áreas sobre as quais as políticas públicas dos países signatários deverão se concentrar até 2030.  Entre outros aspectos relevantes, os Objetivos chamaram a atenção para a necessidade de fazer com que o desenvolvimento socioeconômico esteja em consonância com a preservação do meio ambiente, com uso sustentável de recursos naturais e a mitigação de iniquidades.

De acordo com o Coordenador de Pesquisas Sociais da SEI, Guillermo Etkin: “A Bahia vem implementando diversas políticas públicas que contribuem para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Não obstante, se destaca no cenário nacional quanto ao monitoramento das metas, já que é o único que está elaborando o relatório final de acompanhamento. Agora, com os ODS, o estado dá mais um passo rumo ao futuro ao iniciar o alinhamento institucional com o Pnud antes mesmo da definição dos indicadores, que deve ocorrer em encontro na ONU ainda em 2016. Assim, consolida-se uma trajetória de parceria profícua entre o estado da Bahia e o Pnud, reafirmando o compromisso com políticas públicas de promoção do desenvolvimento com inclusão social e sustentabilidade ambiental”.


Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates