• SEIColab
  • SEIGEO
  • Infovis

Confiança do empresariado baiano melhora em junho

Não publicado

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), apresentou, em junho, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao mês anterior.

O indicador apontou o terceiro avanço seguido da confiança. O ICEB marcou -346 pontos no referido mês, melhora de 62 pontos em relação a maio (-408 pontos). A melhora de agora sucede um avanço de 21 pontos em abril e um de 80 pontos em maio. Ainda em patamares bem baixos, não há clareza quanto a um resgate da confiança no curto prazo.

Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo. A melhora do nível de confiança, captada na passagem de maio a junho, foi disseminada por todos os quatro grupamentos de atividades.

A confiança do setor de Agropecuária avançou 67 pontos em junho, o que contribuiu para reconduzir o segmento ao posto de menos pessimista. No mês anterior, o setor registrou -377 pontos e, agora, -310, completando dois meses seguidos de redução do pessimismo.

Na Indústria, as expectativas melhoraram pelo terceiro mês consecutivo, passando de -466 pontos para -350 – menor nível de pessimismo desde janeiro de 2015. A atividade fabril revelou o maior avanço da confiança entre os setores, elevação de 116 pontos no mês.

Com a menor alta entre os setores, elevação de 31 pontos, o nível de confiança do setor de Serviços passou de -364 para -333 pontos – melhor patamar desde fevereiro de 2015. Serviços completa, assim, três meses seguidos de avanço do indicador.

O nível de confiança do setor de Comércio passou de -492 para -414 pontos. Mesmo com aumento de 78 pontos em seu indicador no mês e com o terceiro avanço seguido, o setor de Comércio manteve, pela quarta vez ininterrupta, o título de atividade mais pessimista.

Em junho, todas as variáveis obtiveram avaliações negativas por parte das entidades representativas do setor produtivo baiano. Do conjunto de itens avaliados, PIB do Brasil, PIB da Bahia e Crédito foram as variáveis com piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, Juros, Exportação e Câmbio apresentaram indicadores de confiança menos pessimistas.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Av. Luiz Viana Filho, 4ª Av., nº 435, 2ª andar, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-002
Telefone: (71) 3115-4733

Localização

OGE - Ouvidoria Geral do Estado
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB, Salvador, Bahia
CEP 41.745-005
Telefone: (71) 3115-6454
Horário de funcionamento: 8h às 18h

Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.

Free Joomla! templates by Engine Templates