SEI realiza reunião com Salvador e Lauro de Freitas sobre limites municipais

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan) e o IBGE realizaram, na manhã de hoje (01/12), a primeira reunião com representantes dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas para mediar acordos sobre os limites na região. Participaram do encontro o diretor geral da SEI, Geraldo Reis, o chefe de gabinete da Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom), Sergio Guanabara, e a secretária de Planejamento e Gestão Urbana de Lauro de Freitas, Eliana Marback, além das equipes técnicas dos órgãos. Os representantes dos municípios sinalizaram disposição para chegar a um entendimento sobre as divisas sombreadas, apresentando, de imediato, consenso sobre algumas áreas.

O diretor da SEI, Geraldo Reis, reforçou o espírito deste projeto, “que é de adaptar a legislação às dinâmicas atuais. Assim, estão fora de discussão questões antigas já resolvidas legalmente, como a da base aérea de Salvador”. A secretária Eliana Marback lembrou das dificuldades já sofridas pelo município de Lauro de Freitas em função da falta de definição na borda com Salvador e registrou a disposição do município em cooperar, apresentando uma proposta inicial de acordo. “Esta é uma proposta construída integralmente a partir de uma visão técnica, que tem como meta resolver o prejuízo social à população”, disse.

A proposta foi recebida com boa vontade pelo chefe de gabinete da Sucom de Salvador, Sergio Guanabara, sinalizando a possibilidade de chegarem rapidamente ao consenso. “Temos que discutir a proposta internamente na Prefeitura de Salvador, mas acredito na viabilidade de uma conversa com base nesta proposta inicial”, apontou. Uma visita a campo com as equipes técnicas da SEI e IBGE ficou agendada para dissolver as dúvidas restantes sobre as áreas de sombreamento, a exemplo do bairro de Itinga. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima quarta-feira, dia 03/12, quando devem ser ajustadas as propostas para um consenso entre os municípios.

O território Metropolitano de Salvador, que inclui Camaçari, Candeias, Dias D´Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas das Margaridas, Salvador, Simões Filho e Vera Cruz, é o último a ser revisado pelo projeto de Atualização dos Limites Intermunicipais da Bahia, coordenado pela SEI. A etapa de campo segue nos próximos dias nas divisas entre Salvador e Lauro de Freitas, entre Lauro de Freitas e Simões Filho, e nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, acontecem as visitas a Itaparica, nas divisas com Vera Cruz e limites marítimos.