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POF - Pesquisa de Orçamentos Familiares
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Pesquisa de orçamentos familiares Brasil – POF 2002/2003


Instituição responsável: IBGE

A pesquisa de Orçamentos Familiares é uma pesquisa domiciliar que tem como objetivo principal obter informações sobre a estrutura de orçamentos das famílias, ou seja, quanto ganham (sua receita) e qual a destinação de seu dinheiro (suas despesas).

Através da POF é possível conhecer os bens consumidos e os serviços utilizados durante um ano, pelas famílias residentes nas áreas urbanas e rurais de todas as unidades da federação, bem como o que representa cada um desses bens e serviços na despesa global dessas famílias. A este conjunto de bens e serviços denomina-se cesta básica de compras da população.


Algumas aplicações gerais

  • Na gestão de políticas públicas para melhoria das condições de vida, em especial de combate à pobreza;

  • Nas ações públicas nos campos da segurança alimentar, nutrição, saúde, entre outros;

  • No investimento privado, estudo de potencial do mercado consumidor, por exemplo;

  • Atualização das estruturas de ponderações das medidas de inflação;

  • Atualização da estimativa do consumo nas contas nacionais e regionais;

  • Construção de base de dados e indicadores para mensuração e análise da pobreza e desigualdade.

A POF foi feita utilizando-se uma técnica estatística denominada amostragem. Num 1º estágio foi selecionada, de forma sistemática, uma amostra de setores censitários em cada uma das unidades da federação e, num 2º estágio, aleatoriamente, em torno de 13 domicílios de áreas urbanas e aproximadamente 20 nas áreas rurais. A soma das amostras das Unidades da Federação corresponde a mais de 60.000 domicílios.


Amostra Brasil


Número de domicílios selecionados e visitados:

60. 511 domicílios

Número de domicílios pesquisados:

48. 470 domicílios.

A POF tem uma duração de 12 meses. Desta forma, além das despesas realizadas continuamente, durante todo o ano, é possível obter aquelas realizadas com mais intensidade em função das estações do ano (agasalho no inverno, refrigerantes, cervejas, água mineral no verão, etc.) ou em decorrência de condições de preços que os produtos apresentam no mercado, por ocasião das safras e entressafras, ou, ainda, em períodos especiais, como: início do ano letivo, férias, Natal, etc.

As informações da POF são obtidas diretamente nos domicílios particulares, junto aos seus moradores, durante nove dias.


Resumindo:

Duração da pesquisa

  • Ao longo de 12 meses;

  • Captar para todos os estratos geográficos e sócioeconômicos de interesse, todas as influências de datas e períodos especiais e estações do ano;

  • Calendário POF 2002-2003: A pesquisa de campo estendeu-se de Julho 2002 a junho de 2003.
 
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